/> Bellaa e Antenada: O que é TPM ? Saiba lidar com mulheres na TPM

27 junho 2016

O que é TPM ? Saiba lidar com mulheres na TPM






A TPM ou Síndrome pré-menstrual é o período cíclico que precede a menstruação. Nesse intervalo de tempo, podem aparecer sintomas psíquicos e físicos, que geralmente desaparecem no primeiro dia do fluxo menstrual. Em algumas mulheres, a TPM é interrompida somente com o fim do fluxo.

A principal causa da TPM é a alteração hormonal feminina durante o período menstrual, que interfere no sistema nervoso central. Parece haver uma conexão entre os hormônios sexuais femininos, as endorfinas (substâncias naturais ligadas à sensação de prazer) e os neurotransmissores, tais como a serotonina. É importante ressaltar que essa síndrome acompanha a menstruação normal da mulher.


Sintomas Emocionais:
Vontade de chorar; Irritabilidade; Ansiedade; Insônia; Fome em excesso ou falta de apetite; Sonolência; Dificuldade de concentração; Cansaço. Depressão Sintomas Físicos:
Dor de cabeça; Acne; Aumento de peso; Inchaço nas mamas; Dores osteomusculares; Distensão gasosa.

Para caracterizar a TPM não é necessária a ocorrência de todos esses fatores, que devem desaparecer com o fluxo para serem chamados de síndrome pré-menstrual.


Saiba lidar com mulheres de TPM


Realmente existem mulheres que podem mudar muito o seu comportamento e se tornarem nervosas e agressivas, mas isso não é uma regra. Já outras podem ficar chorosas, sentimentalistas e carentes, enquanto outro grupo não sofre mudanças radicais em seu comportamento. Os sintomas da TPM também variam de acordo com a idade da mulher e como está a sua vida naquela fase.


– Procure entender como funciona o calendário da TPM da mulher e saiba antecipadamente que ela está entrando da tensão pré-menstrual. Se ela tiver um ciclo menstrual regular, o mais comum é que no mesmo dia de todos os meses ela passe alguns dias com o seu comportamento alterado.


– Quando você identificar que ela está na TPM evite conversas que podem levar a brigas ou mesmo qualquer tipo de papo um pouco mais sério, seja sobre vocês ou sobre qualquer outro assunto.


– Procure ao máximo não discordar da mulher na TPM, ainda mais daquelas coisas banais do dia-a-dia. No entanto, se ela o está acusando de alguma coisa ou falando algo que você se sente na obrigação de argumentar, procure segurar o impulso e guardar a conversa para alguns dias depois. É bem provável que ela mesma se desculpe se tiver pegado pesado. – Não ouse falar coisas do tipo “você está assim por causa de TPM”, no sentido de criticar a sua atitude. Isso pode deixar a mulher ainda mais nervosa ou chorosa, conforme a atitude que ela esteja tendo. – Dê carinho e atenção à gata nesse momento se ela é do tipo que na TPM fica cabisbaixa, chateada e triste. Proponha um passeio, mas nada muito pesado, uma caminhada ou jantar fora pode ser melhor do que sair para a balada. – Se durante a TPM ela fica mais quieta e desanimada para realizar atividades diferentes, respeite o seu pique. Ela pode sentir ainda alguns sintomas físicos da TPM e que precedem a menstruação, assim, pode sentir dor e desconforto. – Não exija dela a tomada de decisões ou que vocês comecem a pensar em planos para o futuro, como programar as férias. A TPM pode durar menos de uma semana, por isso, não custa nada você aguardar alguns dias. – Nem ouse dizer que ela está comendo demais ou que parece que engordou. Nesse período a mulher pode sentir mais fome e ficar inchada. Esse tipo de comentário, aliás, nunca se faz a uma mulher, mas se você ainda não sabe disso, evite inclusive na TPM.


Nenhum comentário:

Postar um comentário